sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Esboço biográfico do General Abreu e Lima

Filho de família nobre e abastada de Pernambuco, diplomado capitão de artilharia pela Academia Real Militar, no Rio de Janeiro, está detido no forte de São Pedro, em Salvador, Bahia, quando é obrigado a assistir à morte do pai, o Padre Roma, condenado por haver participado da Revolução Pernambucana de 1817. Com a ajuda da maçonaria, foge do Brasil, passa pelos Estados Unidos e Caribe, e alista-se como capitão no exército do Libertador Simón Bolívar. Aí permanece de 1819 a 1831.

Com a morte de Bolívar retorna ao Brasil e desenvolve uma carreira de escritor e publicista, que já exercitara na Gran Colômbia. Apóia a tese de uma monarquia constitucionalista, por entender que seria a maneira de manter a integridade geográfica e a unidade política do país. Já em Recife, será um dos ideólogos da Revolução Praieira (1848 - 1852), pelas páginas do Diário Novo e de A Arca de São Pedro. Com o esmagamento da Revolução é mais uma vez preso e conduzido à ilha de Fernando de Noronha. Falece em 1869 e, por haver polemizado com a Igreja Católica sobre liberdade religiosa e direito de publicação de bíblias protestantes, o Bispo Francisco Cardozo Ayres, lhe é negada sepultura no cemitério público e é enterrado no cemitério dos ingleses.

Para mais informações procure o livro "Abreu e Lima, General de Bolívar" do Prof. Vamireh Chacon, editora Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1983 ou Companhia Editora de Pernambuco, 2007

Um comentário:

Cláudio Sousa disse...

Ótimo filme. Parabéns Geraldo. Infelizmente não pude assistir todo, como passou em 4 partes, na TV Brasil, perdi a terceira parte. Lhe pergunto, o amigo vai lançá-lo em dvd. Caso tenha lançado, estou ansioso para adquiri-lo.
Cláudio
Itaquaquecetuba - SP
dinhoswp@ig.com.br